1 de junho de 2009

Once upon a time...


Tenho perdido muitas exposições singulares. Longe de intencionalmente dar jus àquele ditado "casa de ferreiro, espeto de pau", mas quando você trabalha como educador(a) em museus ou em centros culturais parece mais difícil conciliar as duas coisas devido a falta de tempo.
No último sábado de maio tive a oportunidade de visitar pela terceira ocasião a exposição Era uma vez: Arte Conta Histórias do Mundo no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).
Houve exposições que de modo especial marcaram a minha memória, como Luz Negra no Nossa Caixa, Como viver juntos na 27ª Bienal, as Maletas de Tulse Luper no SESC avenida Paulista, A Divina Inspiração no Museu Afro Brasil entre muitas outras... e neste semestre sem dúvidas esta atual do CCBB.
Como o nome da exposição já diz, o tema abordado são fábulas e contos de fadas. A partir do momento que soube a respeito da vida dos autores Charles Perrault, Irmãos Grimm e Hans Christian Andersen (é incrível como eles conseguiram ser imortalizados através de suas histórias), isto fez também com que me sentisse menos desamparada neste atual caos urbano. Além das histórias fazerem mais sentido em suas lições de moral, as análises das obras de arte feitas pelo educador que me acompanhou se complementaram às minhas, resultando assim em insights que penso ter me proporcionado uma experiência mais completa.


Para quem se interessar:
http://www44.bb.com.br/appbb/portal/bb/ctr2/sp/DetalheEvento.jsp?Evento.codigo=33159
A exposição permanece até 21 de junho.


Mezanino CCBB
Essa foto é da parede do mezanino do CCBB. Nela se encontram post it(s) com recados para personagens dos contos de fadas:

"Rapunzel, corte seus cabelos. Se o príncipe te amar de verdade, ele encontrará outro jeito para subir." '.^~
M.Chris.S

2 comentários:

  1. uhmmmmmmmmm...¬¬...foi ao CCBB e nem me chamou...tô de mal!!! HUNF!!! =[ ...¬¬...

    AH! gostei do seu texto. Apesar de ser breve me motivou a ir a exposição, alias...eu nem sabia que tinha essa exposição lá no CCBB...

    Vou ver se passo por lá, e aproveitarei para ir aos demais "CCs" do centro...e quem sabe, se for um final de semana passo na Liberdade e como um tempura, pois se eu esperar a Miau malvada me convidar nunca mais vou comer tempurá...O_O... XD

    ABRAÇO DE URSO quinem no BUDchi PÙque do ÔRCUTCHI!

    ResponderExcluir
  2. Oi Chris bem legal seu Blog, acrescei na minha listinha de blogs que visito.
    E sobre a exposição ainda não fui e sem dúvida minha vontade aumentou bastante.
    Bj
    Flávia

    ResponderExcluir