6 de março de 2019

Tempo de Quaresma

"Nem ciência, nem religião
Sem explicação
Puro estado de contemplação"
Vander Lee

Voltar a escrever no período da quaresma é simbólico. Apesar de ser um tempo comum para a maioria, e tempo de resguardo para alguns católicos fervorosos, defino como tempo de maturação para o meu coração.
A quarta-feira de cinzas é o marco do início deste tempo que considero afetivo: recebi de minha mãe uma formação cristã, e na minha infância e adolescência sempre a acompanhava na igreja para receber em nossas frontes o sinal da cruz feito com as cinzas pelo sacerdote - feitas com as folhas queimadas do domingo de ramos (aquele domingo ironicamente festivo que antecede a traição de Cristo e culmina na semana Santa).
Quando criança, sentia esses dias muito definidos com calor de manhã e no entardecer uma sutil queda de temperatura típica de anúncio outonal. Gosto de pensar na quaresma como um período de profunda meditação - afinal foi o que Jesus fez durante esses quarenta dias... Aprendi a apreciar estes dias de forma "heterodoxa": quando deixei de frequentar a igreja, comecei a vivenciar a espiritualidade através das relações humanas e do conhecimento de outras fés e filosofias - conhecimentos valorosos a serem compartilhados.

Este espaço que ficou por anos em hiatos, ao qual dediquei o nome de "pesquisando/procurando por mim mesma", está enfim sendo (re)ativado no momento mais indicado - (re)início de introspecção contemplativa. Tempo de sensibilizar, conscientizar e cultivar a empatia.
"Contemplação Quaresmática", 2019.



4 comentários:

  1. Lindo, poético e contemplativo. ❤️❤️

    ResponderExcluir
  2. Menina do céu, não sabia que tinha blog até hoje, mas estou oficialmente seguindo.
    Amei o seu texto de retorno. Você trouxe pra mim um novo significado para essa data e quero cultiva-lo daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  3. Chris! Tentei comentar três vezes pelo celular no dia em que você postou o texto, mas nenhum deles apareceu :( Agora estou no computador e dessa vez vai!
    Bem vinda de volta! Seu texto é de uma delicadeza gostosa demais. Não cresci num lar religioso, então nunca pensei muito sobre o período de quaresma. Gostei de como você descreveu; parece uma espécie de outono dentro da gente.
    Espero que esse seja o primeiro de muitos textos e ilustrações por aqui.

    ResponderExcluir